AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   S   -   GE   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Ambiente e Sustentabilidade (AS)

Domínio de Referência: Contexto Privado (DR1)

Tema: Consumo e Eficiência Energética

Competência: Regular consumos energéticos aplicando conhecimentos técnicos e competências interpretativas.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar perante os consumos culturais em contexto privado e doméstico aplicando conhecimentos técnicos e procurando evitar desperdícios energéticos de modo a poder contribuir para a qualidade do ambiente.

Tipo II - Compreensão

• Atuar em contextos privados, através da interpretação de símbolos relacionados com o consumo e eficiência energética e sua aplicação na vida quotidiana.

Tipo III - Intervenção

• Atuar em situações de comunicação interpessoal produzindo e transmitindo informação clara e tecnicamente correcta sobre consumos energéticos eficientes no contexto privado.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de vida, em contexto privado: 

- Identifique os gastos  energéticos relacionados com equipamentos utilizados nos consumos  culturais e práticas comunicacionais (telemóveis, televisão, aparelhagem de música, aparelhagem de reprodução e gravação de imagem e som, computadores, entre outros) e compare-os com outros próprios de estilos de vida e práticas culturais diversas.

- Analise algumas campanhas de informação veiculadas por diferentes suportes comunicacionais visando a sensibilização para a poupança energética, identificando as respetivas interações comunicativas.

- Partindo da análise dos equipamentos usados nos seus consumos culturais, no que diz respeito à eficiência energética, elabore um texto ou uma apresentação com a finalidade de convencer terceiros a práticas culturais que atendam à necessidade de poupança energética.

Crie um site gratuito com o Yola