AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   S   -   GE   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Ambiente e Sustentabilidade (AS)

Domínio de Referência: Contexto Profissional (DR2)

Tema: Resíduos e Reciclagem 

Competência: Agir de acordo com a percepção das implicações de processos de reciclagem em contexto profissional, reconhecendo a mais-valia da sua utilização, recorrendo à comunicação de mensagens eficazes. 
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar reconhecendo o crescente recurso a processos de reciclagem de materiais usados no trabalho artístico e cultural.

Tipo II - Compreensão

• Atuar em contextos profissionais diversos produzindo indicações precisas e claras, oralmente e/ou por escrito, sobre práticas de reciclagem de materiais usados (papel, plásticos, metais, pilhas, e/ou outros específicos de actividades industriais).

Tipo III - Intervenção

• Atuar de acordo com as mensagens emitidas na publicidade institucional dos mass media de apelo às práticas de reciclagem de materiais usados, compreendendo a sua importância para o desenvolvimento sustentável e para a responsabilidade ambiental das empresas.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de vida, essencialmente em contexto profissional:

- Elabore uma pesquisa em diferentes suportes, identificando diversos processos de reciclagem usados por artistas, designers, entre outros, emitindo uma opinião sobre a adequação dos materiais usados por diferentes linguagens artísticas e os resultados pretendidos, procurando estabelecer as ligações que existirão entre a utilização de certos materiais e as preocupações  sociais e estéticas que lhes estão subjacentes.

- A partir da análise das práticas usadas na organização onde trabalha, na área dos resíduos, produza uma reflexão sobre a importância das boas práticas nesse domínio, tendo em atenção preocupações ambientais.

- Produza um artigo ou uma apresentação destinada a desafiar as empresas / organizações e respetivos trabalhadores a assumirem a sua responsabilidade ambiental, adotando práticas de redução, reutilização e reciclagem, integrando os conceitos de consumo, desperdício e qualidade ambienta.

- Reflita sobre a necessidade de se adoptarem boas práticas na área dos resíduos tendo em vista a preservação ambiental.

- Produza informação destinada a sensibilizar para as práticas de redução, reutilização e reciclagem integrando as noções de consumo, desperdício e qualidade ambiental.

Crie um site gratuito com o Yola