AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

AS   -   S   -   GE   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST)

Domínio de Referência: Estabilidade e Mudança (DR4)

Tema: Transformações e Evoluções Técnicas

Competência: Relacionar transformações e evoluções técnicas com novas formas de acesso à informação, à cultura e ao conhecimento proporcionado também pelos novos suportes tecnológicos de comunicação.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar nos consumos culturais e artísticos tendo em conta que a incorporação de equipamentos e sistemas técnicos na cultura e nas artes promoveu o acesso mais generalizado aos bens e levou a transformações na relação entre diferentes géneros artísticos.

Tipo II - Compreensão

• Atuar em contextos sociais alargados através da formulação oral e/o escrita de uma opinião fundamentada, em língua portuguesa e língua estrangeira, sobre o papel e as consequências das evoluções dos equipamentos técnicos na organização da vida em sociedade e nos usos da língua.

Tipo III - Intervenção

•  Atuar face às evoluções e transformações dos equipamentos técnicos compreendendo a sua relação com as mudanças ocorridas nos diferentes meios de comunicação social (mudanças na TV, na rádio e no cinema).

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
Tendo em atenção as práticas e  aprendizagens que foi realizando enquanto elemento de um mundo e de uma sociedade em permanente mudança, com passado, presente e futuro:

- A partir de um texto, uma notícia, uma crónica, um conto, um poema, uma fotografia, um filme, uma peça de teatro que tenha lido/visto ou que venha a ler/ver, reflita sobre influência dos equipamentos e sistemas técnicos  nos últimos anos, na criação artística e cultural, analisando as tendências atuais na área cultural e artística que resultem das transformações e evoluções técnicas.

- Tendo por base as aprendizagens adquiridas ao longo da sua vida ou pesquisas realizadas em diferentes suportes, apresente uma reflexão sobre as implicações da evolução operada, por um lado, ao nível dos equipamentos e sistemas técnicos nas mudanças ocorridas ao longo dos tempos ao nível linguístico, comunicacional e em diferentes áreas da cultura como o teatro, fotografia, cinema, literatura, pintura, escultura, arquitetura, música, etc.) e por outro na formação pessoal e social do indivíduo e mesmo nas noções de espaço e de tempo.

- Partindo dos seus consumos culturais e das aprendizagens que realizou ao longo da vida ou que venha a realizar, produza um trabalho sobre a evolução técnica e de usos de um equipamento/ técnica (fotografia, máquina fotográfica, diapositivos, projetor de cinema, gravador/reprodutor de som, gravador/reprodutor de imagem, cenários, iluminação, impressão, etc.).

- Partindo dos seus consumos culturais e das aprendizagens que realizou ao longo da vida ou que venha a realizar, elabore uma reflexão sobre a importância das transformações técnicas para a democratização da cultura.

- Partindo dos seus consumos culturais e das aprendizagens que realizou ao longo da vida, produza um artigo, para um meio de comunicação social, em que aborde as mudanças tecnológicas operadas nos diversos meios de comunicação social e as consequências daí derivadas na circulação de informação.

- Faça um resumo, um comentário e uma apreciação linguística de um poema, de um conto ou de uma obra literária portuguesa que aborde o tema da mudança.

Crie um site gratuito com o Yola