AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

AS   -   S   -   GE   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST)


Domínio de Referência: Saberes, Poderes e Instituições (DR3)

Tema: Utilizadores, Consumidores e Reclamações

Competência: Utilizar conhecimentos sobre equipamentos e sistemas técnicos para facilitar a integração, a comunicação e a intervenção em contextos institucionais.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar no sentido de estar apto a lidar com alguns aspectos mais inovadores no funcionamento de equipamentos culturais e percebendo as suas virtualidades.

Tipo II - Compreensão

• Atuar numa situação de relação institucional redigindo/apresentando oralmente ou por escrito, em língua portuguesa e língua estrangeira, uma reclamação e/ou sugestão, elaborada de forma argumentativa.

Tipo III - Intervenção

 • Atuar em situações de relacionamento com instituições públicas compreendendo as mudanças ocorridas nas formas de comunicação pelo desenvolvimento dos equipamentos técnicos e contextualizando a sua intervenção face ao leque de escolhas possíveis (correio electrónico, fax, telefone, internet, etc.).

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
Tendo em atenção as práticas e  aprendizagens que foi realizando enquanto elemento de um mundo e de uma sociedade em permanente mudança, com passado, presente e futuro:

- Tendo por base os seus consumos culturais (livros, jornais, revistas, teatro, cinema, internet, festivais, concertos, museus, visitas a monumentos e a lugares, etc.), reflita sobre o conceito de cultura, suas modalidades (erudita/popular), mostrando que esses consumos o tornaram mais competente do ponto de vista cultural, linguístico e comunicacional.

- Apresente documentos, tendo consciência das convenções sociais e da adequação do discurso à situação comunicativa, (sugestões, exposições, requerimentos, reclamações, etc.) produzidos por si na comunicação com as diferentes instituições, públicas e privadas (escolas, órgãos de soberania, administração pública, autarquias, escolas, empresas, organizações diversas, etc.), para resolver problemas de vida, cumprir deveres e exigir direitos de cidadania. Na sua falta, a partir de situações de vida, produza documentos destinados a evidenciar competências linguísticas e comunicacionais na sua relação com as instituições.

Crie um site gratuito com o Yola