AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   S   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Gestão e Economia (GE)

Domínio de Referência: Contexto Privado (DR1)

Tema: Orçamentos e Impostos

Competência: Definir orçamentos familiares e preencher formulários de impostos dominando terminologias e aplicando tecnologias que facilitam cálculos, preenchimentos e envio.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar na organização dos orçamentos familiares procurando que estes contemplem rubricas relativas a lazer e consumos culturais, de acordo com os interesses dos diversos elementos que compõem os agregados familiares.

Tipo II - Compreensão

• Atuar face a orçamentos e impostos apropriando-se das terminologias utilizadas para as questões técnicas (despesas, receitas, saldos; etc.) e compreendendo o seu significado no contexto privado.

Tipo III - Intervenção

• Atuar através das novas tecnologias de informação e comunicação para o preenchimento de declarações de impostos ou elaboração de orçamentos privados.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de vida, em contexto privado: 

Elabore um orçamento familiar (poderá usar plataformas digitais disponibilizadas on-line) que evidencie a correta utilização das terminologias próprias de um orçamento no contexto privado (despesas, receitas e saldos), procurando incorporar rubricas relativos a lazer e consumos culturais, tendo em atenção a diversidade de interesses dos vários elementos do agregado familiar.

- Faça uma pesquisa sobre as ofertas culturais existentes na sua região e apresente uma reflexão sobre as oportunidades de desenvolvimento cultural que elas lhe poderão proporcionar, tendo em conta o seu orçamento e a existência de ofertas pagas e gratuitas.

Elabore um orçamento familiar (poderá usar plataformas digitais disponibilizadas on-line) que evidencie a correta utilização das terminologias próprias de um orçamento no contexto privado (despesas, receitas e saldos), procurando incorporar rubricas relativos a lazer e consumos culturais, atendendo à diversidade de interesses dos vários elementos do agregado familiar.

- Produza um texto argumentativo alertando terceiros para os cuidados a ter na gestão do orçamento familiar de modo a prevenir o endividamento excessivo.

- Tendo por base as suas práticas no que diz respeito ao cumprimentos da suas obrigações fiscais, demonstre ser capaz de utilizar plataformas digitais on-line para o cumprimento dessas obrigações (formulários, declarações, pagamentos e outros).

- Produza um texto reflexivo sobre a questão do sobre-endividamento, explicitando causas, consequências e medidas destinadas às sua prevenção ou minimização.

- Reflita sobre os custos das opções de consumo culturais, tendo em atenção a existência de ofertas pagas e gratuitas na sua localidade e região.

Crie um site gratuito com o Yola