AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   S   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Gestão e Economia (GE)

Domínio de Referência: Saberes, Poderes e Instituições (DR3)

Tema: Sistemas Monetários e Financeiros 

Competência: Agir de acordo com a compreensão do funcionamento dos sistemas monetários e financeiros (como elemento de configuração cultural e comunicacional das sociedades actuais).
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar perante a cultura e as artes reconhecendo a dimensão económica do seu funcionamento. 

Tipo II - Compreensão

• Atuar individual ou colectivamente compreendendo o papel da língua no sistema económico e nas transacções à escala mundial (interesses económicos geoestratégicos, acordos de cooperação).

Tipo III - Intervenção

• Atuar face aos mass media compreendendo como se distinguem objectivos económicos de objectivos de serviço público, no contexto dos sistemas financeiros nacionais.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de vida, essencialmente ao nível da interação com diferentes instituições: 

- Partindo da realidade que conhece relativa à forma como são aplicados os dinheiros públicos (autarquias, admsnitração central, etc.), mas também privados (empresas, fundações, associações, etc) no que diz respeito a projetos culturais (conservação, requalificação e construção de equipamentos  e de exemplares patrimoniais, mas também de projetos de outra natureza, designadamente imaterais), reflita sobre o tema da dimensão financeira e económica do lazer, da arte, da cultura, tendo presente a necessidade de garanti a sustentabilidade dos projetos e iniciativas.

- Apresente um estudo destinado a dar a conhecer os gastos com cultura inscrito no Orçamento de Estado e da sua Câmara Municipal destinado a ser apresentado numa sessão no âmbito de um projeto de Orçamento Participativo.

- Elabore um resumo das principais alterações ocorridas na Língua Portuguesa, em resultado da entrada em vigor do acordo ortográfico.

- Analise um tratado de âmbito internacional na área da cooperação económica e financeira internacional e emita uma opinião sobre as implicações decorrentes da sua assinatura.

- A partir da leitura de opiniões diversas sobre o assunto, produza um texto argumentativo sobre a questão do acordo ortográfico, dando atenção aos aspetos económicos e geoestratégicos que a questão comporta.

- Com base nos seus consumos de mass media, produza um artigo sobre o peso das questões financeiras no modo como elas cumprem a sua missão de serviço público.

- A partir da análise de textos que abordem o tema dos sistemas financeiros na sua relação com a crise atual, apresente um artigo para publicação num meio de comunicação social em que reflita sobre a questão nas suas implicações sobre a vida das pessoas, das organizações e das nações.

Crie um site gratuito com o Yola