AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   S   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Gestão e Economia (GE)

Domínio de Referência: Estabilidade e Mudança (DR4)

Tema: Usos e Gestão do Tempo

Competência: Identificar os impactos de evoluções técnicas na gestão do tempo reconhecendo ainda os seus efeitos nos modos de processar e transmitir informação.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar nas sociedades contemporâneas reconhecendo o papel central dos sistemas de comunicação nas formas de intervenção e construção da opinião pública mundial.

Tipo II - Compreensão

• Atuar em contextos sociais alargados e transversais, compreendendo como os diferentes usos de língua e as suas formas de gestão se cruzam com o elemento tempo (a distância, presencial, verbal, não verbal).

Tipo III - Intervenção

• Atuar face aos diferentes meios de comunicação social compreendendo a gestão do tempo em cada um deles e a sua relação com o tipo de programas e linguagens utilizadas.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
Tendo em atenção as práticas e  aprendizagens que foi realizando enquanto elemento de um mundo e de uma sociedade em permanente mudança, com passado, presente e futuro:

- Produza um texto em que evidencie ser capaz de compreender diferentes noções de tempo (tempo cronológico, tempo social, tempo real, tempo histórico, tempo deferido)  tendo por base as suas experiências, interações, designadamente na área cultural e o crescente uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

- Apresente uma reflexão sobre as implicações  dos processos de transmissão, comunicação e interação em tempo real, no campo do trabalho artístico (por exemplo, conversas e jogos através da internet, videoconferências, alguns espectáculos de artes performativas, mostras de artes visuais outros)  apresentando as mais-valias e desvantagens daí resultantes.

- Apresente uma reflexão sobre a evolução das diversas variações da língua ao longo do tempo, mostrando ser capaz de aplicar as alterações introduzidas pelo acordo ortográfico.

-Produza uma reflexão sobre o impacto da evolução tecnológica nos processos de gestão, tendo em atenção os seus efeitos nos modos de produzir e transmitir informação.

Tendo por base os consumos mediáticos, apresente uma análise comparativa entre discursos diferentes mass media (imprensa, radio, televisão, intnet), mostrando que a gestão do tempo condiciona as estratégias e formas de comunicação nesse diferentes meios de comunicação social.

- Produza conteúdos (relatos, textos  autobriográficos, apreentação de pontos de vista, convicções, ideias ou ideiais) para intervir junto de diferentes públicos através (jornal, rádio, televisão ou Internet) onde para além de evidenciar competências linguísticas e comunicacionais, mostre ser capaz de atender à variável tempo.

Crie um site gratuito com o Yola