AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   GE   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Saúde (S)

Domínio de Referência: Saberes, Poderes e Instituições (DR3)

Tema: Medicinas e Medicação

Competência: Relacionar a multiplicidade de terapêuticas com a diversidade cultural, respeitando opções diferenciadas.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar no campo da saúde com um posicionamento abrangente, capaz de relacionar a variedade de práticas terapêuticas com a diversidade cultural.

Tipo II - Compreensão

• Atuar expressando-se, oralmente e por escrito, em língua portuguesa elíngua estrangeira, de forma correcta e adequada, no âmbito do aconselhamento, prescrição e/ou prática de actividades de natureza terapêutica.

Tipo III - Intervenção

• Atuar expressando-se, oralmente e por escrito, em língua portuguesa elíngua estrangeira, de forma correcta e adequada, no âmbito do aconselhamento, prescrição e/ou prática de actividades de natureza terapêutica.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de vida, essencialmente ao nível da interação com diferentes instituições: 

- Tendo como ponto de partida as suas experiências de vida e os conhecimentos adquiridos, apresente um estudo sobre as diferentes práticas terapêuticas (medicina tradicional versus medicina convencional).

Produza um artigo para publicação em que aborde os motivos da crescente atenção das sociedades ocidentais para coma as medicinas não convencionais.

- A partir das suas interações com o Serviço Nacional de Saúde, elabore um artigo de opinião sobre a questão da sustentabilidade desse sistema.

- Apresente um documento (desdobrável, folheto, video, texto ou outro) destinado a integrar uma campanha informativa visando a prevenção e o combate a um dos diferentes problemas de saúde pública com que as sociedades ocidentais se confrontam (doenças sexualmente transmissíveis, toxicodependência, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e outras).

- Apresente um resumo e um comentário literário relativo a um texto que tenha como fio condutor a temática das diferentes terapêuticas.

Crie um site gratuito com o Yola