AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   GE   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Saúde (S)

Domínio de Referência: Estabilidade e Mudança (DR4)

Tema: Patologias e Prevenção

Competência: Mobilizar saberes culturais, linguísticos e comunicacionais para lidar com patologias e cuidados preventivos relacionados com o envelhecimento e o aumento da esperança de vida.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar reconhecendo que o prolongamento do ciclo de vida dos indivíduos veio alterar representações e atitudes perante a velhice, a identidade, os modos de vida, a saúde, a prevenção.

Tipo II - Compreensão

• Atuar expressando-se, oralmente e por escrito, e recorrendo a diversos tipos de textos, sobre a temática do envelhecimento, como processo biológico e/ou como vivência social. Tipo III - Intervenção

Tipo III - Intervenção

• Atuar face às novas tecnologias de informação e comunicação como recurso adicional de informação técnica e especializada sobre as patologias relacionadas com o envelhecimento.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
Tendo em atenção as práticas e  aprendizagens que foi realizando enquanto elemento de um mundo e de uma sociedade em permanente mudança, com passado, presente e futuro:

- Apresente uma reflexão sobre situações diferenciadas de envelhecimento, tendo em atenção a existência ou não de cuidados de prevenção, os valores, as expetativas e as maneiras de experienciar as diferentes fases da vida, a participação na vida social, a autonomia dos indivíduos e o acesso a serviços de qualidade.

- Elabore um trabalho destinado a apresentar em sessão pública, sobre as patologias do envelhecimento e formas de as prevenir.

- Tendo como ponto de partida a visão que tem do seu próprio envelhecimento, produza um texto sobre os desafios colocados pelo aumento da esperança média de vida, apresentando sugestões de medidas a tomar tendo em atenção a necessidade de garantir  por um lado, qualidade de vida aos idosos, e, por outro o equilíbrio e sustentabilidade das sociedades.

- Produza um artigo para publicar na Internet (blog, rede social, página electrónica) ou num meio de comunicação social destinados a induzir mudanças nos comportamentos individuais e colectivos face aos desafios do envelhecimento.

- Apresente um resumo e um comentário sobre um texto, uma obra ou um filme que tenha como assunto o tema do desenvolvimento.

Crie um site gratuito com o Yola