AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   GE   -    TIC    -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Saúde (S)

Domínio de Referência: Contexto Privado (DR1)

Tema: Cuidados Básicos

Competência: Interpretar e comunicar conteúdos com objectivos de prevenção na adopção de cuidados básicos de saúde, em contexto doméstico.

Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Actuar no quotidiano tendo em conta que as actividades de lazer – das sociabilidades às práticas amadoras – contribuem para melhorar a qualidade de vida.

Tipo II - Compreensão

• Actuar em situações de foro privado, compreendendo a importância da língua portuguesa e língua estrangeira como meio de comunicação em diferentes suportes para a adopção de cuidados básicos de saúde (conversas interpessoais, folhetos, cartazes, consulta de artigos científicos e/ou de revistas generalistas.)

Tipo III - Intervenção

• Actuar  • Actuar em contexto privado, tendo em conta as informações transmitidas pelos mass media sobre cuidados básicos de saúde, e de acordo com opiniões tecnicamente especializadas.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências

A partir das suas experiências de vida, essencialmente em contexto privado: 

- Identifique, com base nas atividades que desenvolve nos seus tempos livres (lazer, desporto ou outras)  diferentes modalidades/sociabilidades (saídas informativas, culturais, práticas amadoras participação em iniciativas sociais ou de solidariedade) promotoras de saúde e de qualidade de vida.

- Apresente a partir da análise das suas práticas na área dos cuidados básicos de saúde (alimentação, sono, vacinas, exercício físico,  etc,) uma reflexão sobre as relações existentes entre estilos de vida, atividades de lazer, cuidados básicos de saúde e as características dos indivíduos (idade, sexo, ocupação profissional e origem social).

- Produza um texto argumentativo, um cartaz, um folheto ou outro instrumento comunicacional destinado a integrar uma campanha destinada a alertar os seus concidadãos para a importância das práticas de lazer para a qualidade de vida.

- Tendo por base a Constituição Portuguesa e outros normativos na área da saúde, elabore um trabalho sobre os direitos e deveres essenciais  dos portugueses na área dos cuidados básicos.

Crie um site gratuito com o Yola