AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC- Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   S   -   GE   -    TIC   -   UM

Núcleo Gerador: Saberes Fundamentais (SF)

Domínio de Referência: Saberes, Poderes e Instituições (DR3)

Tema: Ciência e Controvérsias Públicas

Competência: Lidar com equipamentos e sistemas técnicos contexto privado acedendo à multiplicidade de funções que comportam e reconhecendo a sua dimensão criativa.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar perante debates públicos reconhecendo a multiplicidade de instituições, agentes e interesses em presença.

Tipo II - Compreensão

• Atuar individual e/ou colectivamente entendendo a língua e sua utilização – língua portuguesa e língua estrangeira – como forma de intervenção cívica e social e campo de conhecimento científico.

Tipo III - Intervenção

• Atuar nas sociedades contemporâneas reconhecendo o papel central dos sistemas de comunicação nas formas de intervenção e construção da opinião pública mundial.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de interação com diferentes instituições:

- Partindo de uma situação concreta de intervenção artística em espaço público, que tenha sido objeto de controvérsia, analise os vários aspetos em questão, designadamente, objetivos que presidiram a essa intervenção, dando conta das conceções artísticas, patrimoniais e urbanísticas subjacentes a essa intervenção, mas também dos modos de apropriação dessa intervenção por diferentes segmentos da população.

- Tendo por base as suas vivências pessoais e sociais, elabore um dossiê sobre um tema controverso (de âmbito cultural, científico, sociopolítico ou outro), integrando registos retirados de diferentes suportes, (rádio, televisão, imprensa, Internete, livros, revistas ou outros), e, a partir da análise desses registos, elabore um artigo para publicação, um programa de radio ou um vídeo, resumindo as posições sobre o tema.

- Tendo por base as suas vivências pessoais e pessoais, mas também diferentes pontos de vista dados a conhecer em diferentes meios de comunicação, social, produza um artigo sobre um tema controverso, onde integrando os pontos de vista divergentes, apresente a sua posição sobre o assunto e os argumento que a sustentam.

Crie um site gratuito com o Yola