AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

CLC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   S   -   GE   -    TIC   -   UM

Núcleo Gerador: Saberes Fundamentais (SF)

Domínio de Referência: Contexto Profissional (DR2)

Tema: Processos e Métodos Científicos

Competência: Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar em contextos profissionais identificando o que são procedimentos científicos e diferentes métodos de produção de conhecimento sobre temáticas relacionadas com a cultura.

Tipo II - Compreensão

• Atuar em contextos profissionais diversos, tendo em conta os diferentes tipos de texto e as suas características (literário/não literário, autobiográfico, argumentativo, expositivo, descritivo, etc.) e a sua correcta utilização em língua portuguesa e língua estrangeira.

Tipo III - Intervenção

• Atuar no mundo global, compreendendo como os diferentes suportes e meios de comunicação fizeram evoluir as inserções profissionais e os modos de trabalhar e produzir riqueza.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências, em contexto profissional:

- Elabore uma apresentação sobre diferentes métodos e técnicas que podem ser mobilizados para realizar estudos sobre temáticas culturais: (análise documental, entrevistas, inquéritos, observação participante, entre outros) procurando mostrar que os métodos e técnicas a usar variam em função da natureza e do objeto a estudar.

- Apresente um artigo, integrando a sua experiencia profissional, em que procure evidenciar a importância dos estudos de diagnóstico e prospeção para o bom funcionamento das organizações, designadamente nas do domínio cultural.

- Apresente um resumo e um comentário de uma obra ou texto de caráter narrativo ou descritivo, ou de um filme ou documentário, em que o tema da experiência profissional seja abordado.

- Produza um artigo para ser publicado num meio de comunicação social, em que partindo das suas experiências profissionais, procure demonstrar a complementaridade de conhecimentos teóricos e práticos profissionais.

- Avalie as competências adquiridas e necessárias ao seu sucesso profissional, nomeadamente as de natureza comunicativa.

- Evidencie as formações realizadas ao longo da vida com vista ao aumento da sua profissionalidade.

- Perspetive o seu futuro profissional apresentando um plano estratégico de formação integrada.

Crie um site gratuito com o Yola