AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   S   -   GE   -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Domínio de Referência: Contexto Privado (DR1)

Tema: Comunicações Rádio

Competência: Operar com as comunicações rádio em contexto doméstico adequando-as às necessidades da organização do quotidiano e compreendendo de que modo incorporam e suscitam diferentes utilizações da língua.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar perante as novas tecnologias de comunicação reconhecendo as suas múltiplas funcionalidades e compreendendo as suas aplicações na organização do quotidiano.

Tipo II - Compreensão

• Atuar no contexto privado compreendendo e distinguindo as diferentes formas de utilização da língua e respectivos símbolos e códigos face às tecnologias de informação e comunicação emergentes.

Tipo III - Intervenção

• Atuar comunicando através dos meios tecnológicos disponíveis em contexto privado, compreendendo os diferentes símbolos e suportes de comunicação utilizados.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de vida, essencialmente em contexto privado:

- Tendo por base a sua experiência na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, (telefone, telemóvel, computador, radio, televisão e outros), analise as funcionalidades e o potencial de alguns desses equipamentos no que diz respeito à prática do lazer e à fruição cultural, assim como as relações que existirão entre utilizações preferenciais e atributos  sociais dos utilizadores como sexo, idade e profissão.

- Apresente uma reflexão sobre os benefícios economia de tempo, custos, etc) e aspetos menos favoráveis (empobrecimento das relações sociais, etc.) da utilização de algumas TIC, explorando futuras aplicações dessas Tecnologias e possíveis efeitos nos modos de organizar o quotidiano.

- Produza uma comunicação (oral ou escrita) para ser difundida através de diferentes tecnologias, evidenciando ser capaz de utilizar diferentes formas de uso da língua (símbolos e cófigos) verbais e não verbais) e de determinar a relação texto/imagem/sons.

Crie um site gratuito com o Yola