AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

ACC- Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   S   -   GE   -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Domínio de Referência: Saberes, Poderes e Instituições (DR3)

Tema: Media e Informação

Competência: Relacionar-se com os mass media reconhecendo os seus impactos na constituição do poder mediático e tendo a percepção dos efeitos deste na regulação institucional.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar nas práticas culturais reconhecendo a importância dos media para os processos de difusão e recepção dos bens culturais e artísticos.

Tipo II - Compreensão

• Atuar face aos diferentes meios de comunicação social identificando as diferentes formas de texto utilizadas e a sua construção (notícias para televisão ou rádio, programas de entretenimento, publicidade, etc.), em língua materna e/ou língua estrangeira.

Tipo III - Intervenção

• Atuar face aos diferentes meios de comunicação social compreendendo como as tecnologias de informação possibilitaram o aparecimento de um poder equivalente ao legislativo ou ao executivo – o poder mediático, e simultaneamente a necessidade da sua regulação através de instituições próprias.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de vida, ao nível da interação com diferentes instituições:

- Tendo por base uma análise sumária das diferentes modalidades de divulgação de bens culturais, (publicidade, tratamento jornalístico, entre outros) por parte dos meios de comunicação social (imprensa, rádio, televisão e Internet) explore o impacto dessas modalidades na procura e adesão de públicos.

- Tendo por base uma recolha feita em diferentes media sobre diferentes modalidades de divulgação, analise uma campanha publicitária em torno do lançamento de um livro ou de um filme e as intervenções que nela têm os intermediários culturais, técnicos de marketing, críticos e jornalistas.

- Apresente um texto de opinião, para publicar num jornal local ou regional, sobre um tema que esteja a ser objeto de atenção na comunicação social, tendo por base a elaboração de um dossiê que integre produtos mediáticos com diferentes visões sobre o tema em causa.

- A partir da análise de um imagem com forte poder comunicacional, recolhida de media, reflita sobre a função e o poder da imagem nas sociedades atuais.

- Produza uma comunicação destinada a apresentar num meio de comunicação social (imprensa, rádio, televisão ou Internet) sobre a questão do poder mediático, exemplificando diferentes formas de atuar (argumentação, persuasão e manipulação) visando interesses socioprofissionais, políticos, económico-financeiros ou outros), problematizando a necessidade da sua regulação.

Crie um site gratuito com o Yola