AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

CLC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   S   -   GE   -    UM   -   SF

Núcleo Gerador: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Domínio de Referência: Contexto Profissional (DR2)

Tema: Micro e Macro Eletrónica

Competência: Lidar com a micro e macro electrónica em contextos socioprofissionais identificando as suas mais-valias na sistematização da informação, decorrentes também da especificidade de linguagens de programação empregues.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar perante as TIC tendo em conta as suas virtualidades nos processos de comunicação, sistematização e tratamento da informação e sendo capaz de relacionar a micro e a macro electrónica com novas tendências na organização do trabalho.

Tipo II - Compreensão

• Atuar face aos dispositivos tecnológicos informáticos reconhecendo os recursos linguísticos na utilização de linguagens específicas de programação (binária, visual basic, ASCII, etc.).

Tipo III - Intervenção

• Atuar face aos diferentes meios de comunicação social compreendendo o seu desenvolvimento e relacionando-o com a evolução das tecnologias de informação em contexto profissional.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de vida, em contexto profissional:

- Com base na sua experiência profissional, reflita sobre as virtualidades da utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação: computadores, redes, telefones, telemóveis, fotocopiadoras, faxes e outros) no processo de sistematização da informação, explorando a relação entre as TIC e as mais recentes tendências na organização do trabalho (flexibilidade, polivalência, teletrabalho, entre outas).

- Produza uma reflexão sobre as vantagens da organização da informação recolhida, em base de dados na organização onde trabalha ou trabalhou, para a avaliação do trabalho desenvolvido, construindo indicadores de atividades.

- Evidencie ser capaz de utilizar, em contexto profissional, diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação e seus meios linguísticos designadamente mensagem eletrónica, faxe, texto processado, folha de cálculo, HTML, Visual Basic, linguagem binária, ASCII, etc., apontado vantagens e desvantagens.

- Elabore um currículo vitae e a resposta a um anúncio de trabalho, usando recursos linguísticos e convenções sociais adequados.

- Produza uma comunicação sobre a importância de se adotarem procedimentos de segurança no uso dos sistemas de interação em contexto profissional, apresentando propostas no quadro dos normativos legais em vigor, no sentido de minimizar riscos nesse domínio.

Crie um site gratuito com o Yola