AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

CLC - Cultura, Língua e Comunicação

EST   -   AS   -   S   -   GE   -    TIC   -   SF

Núcleo Gerador: Urbanismo e Mobilidade (UM)

Domínio de Referência: Contexto Privado (DR1)

Tema: Construção e Arquitetura

Competência: Participar no processo de planeamento e construção de edifícios recorrendo a terminologias próprias e procurando garantir condições para as práticas de lazer.
Critérios de evidência / Elementos de complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar perante o planeamento e edificação de espaços habitacionais identificando condições que permitam o desenvolvimento de diversas práticas de lazer e contribuam para uma maior qualidade de vida.

Tipo II - Compreensão

• Atuar em contexto privado tendo em conta a terminologia específica e seus significados em situações relacionadas com a construção e arquitectura.

Tipo III - Intervenção

• Atuar em situações privadas de construção e arquitectura através do estabelecimento de comunicação eficaz com operários e técnicos especializados, com vista ao esclarecimento de um pedido ou resolução de situações de incumprimento.

Sugestões para a abordagem dos Temas/ Produção de Evidências/ Demonstração de Competências
A partir das suas experiências de vida, em contexto privado:

- Produza uma reflexão sobre a relação existente entre estilos de vida e diferentes apropriações dos espaços habitacionais.

- Tendo por base o levantamento de alguns exemplares da arquitetura privada moderna e contemporânea existente na sua região, procure enquadrá-los do ponto de vista da História da Arquitetura.

- A partir da sua experiência pessoal ou de uma pesquisa sobre a matéria, elabore um dossiê contendo os procedimentos legais técnico/linguísticos e comunicacionais necessários à construção de uma habitação subordinada aos princípios da harmonia e adaptada às exigências da vida e dos seus gostos, dando particular ênfase às questões do lazer e da cultura.

Crie um site gratuito com o Yola