AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

CQEP DE SANTO TIRSO LANÇA PORTAL NA INTERNET

Concentrar e disponibilizar informação aos jovens e adultos do Concelho de Santo Tirso

Com o fecho dos Centros Novas Oportunidades, perdeu-se toda uma dinâmica social voltada para a melhoria dos níveis de educação, de qualificação e certificação da população portuguesa.

Os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional, recentemente criados, herdaram as valências dos antigos CNO, mas viram as suas atribuições acrescidas. Continuam a ser responsáveis pela inscrição, acolhimento, diagnóstico, encaminhamento, informação/orientação e encaminhamento dos adultos com idade igual ou superior a 18 anos para processos de educação/formação ou de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências dos adultos, tendo por base as diferentes modalidades de qualificação e as oportunidades de emprego ou de progressão profissional.

Na verdade, a essas atribuições, foram-lhe acrescentadas às de informação, orientação e encaminhamento de jovens, com idade igual ou superior a 15 anos, tendo por base as diferentes ofertas de educação e formação profissional, as possibilidades de prosseguimento de estudos e as oportunidades de emprego existentes.

E o legislador não se ficou por aqui. Atribuiu-lhe a responsabilidade de desenvolver ações de informação e divulgação sobre as ofertas de educação e formação profissional disponíveis e ou sobre a relevância da aprendizagem ao longo da vida, mas também a implementar dispositivos de informação, orientação e divulgação, através de diferentes meios, que permitam antecipar as necessidades de qualificação e facilitar o ajustamento entre a procura e a oferta de soluções formativas.

Ao ser criado em Fevereiro passado, o CQEP de Santo Tirso, tendo como entidade promotora o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, ficou com a responsabilidade de exercer as competências legalmente cometidas preferencialmente no concelho de Santo Tirso, uma vez que nenhum outro CQEP aí foi criado.

É pois no âmbito da sua missão e num contexto da dificuldades afloradas no início, que foi decidido criar o Portal na Internet do CQEP de Santo Tirso. Pensado para responder às necessidades dos seus destinatários, foi estruturado de modo a concentrar toda a informação, normalmente dispersa ou inacessível, na área da educação e formação de adultos, da aprendizagem ao longo da vida, mas também da qualificação de jovens, no concelho e na região de Santo Tirso. Entendeu-se acrescentar, no respeito pela obrigação legal de implementar dispositivos de informação, orientação e divulgação, outras valências às já referenciadas, como sejam as relacionadas com o emprego, o empreendedorismo, os estágios profissionais, o voluntariado, os projetos em desenvolvimento, eventos e notícias na área da educação não-formal e formal, mas também com o Projeto Educativo Municipal, o Conselho Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Juventude.  Tendo em conta a realidade mediática em que vivemos, foram associados ao portal um blog, uma página no Facebook e uma publicação digital, "Porta dos Saberes" onde os interessados pela  aprendizagem ao longo da vida poderão partilhar as suas reflexões e dar os seus contributos para o desenvolvimento desta tão importante área do desenvolvimento local.

Respondendo à necessidade de facilitar a comunicação entre o CQEP e os adultos inscritos no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, o portal também foi concebido para facilitar a interação entre os formadores e os adultos. Assim, procedeu-se à desconstrução e descodificação dos Referenciais de Competências-Chave de nível Básico e de Secundário, mas também, numa área reservada, à disponibilização de recursos e sugestões de atividades facilitadoras do trabalho quer dos inscritos quer dos formadores.

Apesar dos condicionalismos técnicos, foi nossa intenção disponibilizar recursos facilitadores da interação entre os diferentes intervenientes no processo. No futuro, pese embora os constrangimentos existentes, é vontade do CQEP de Santo Tirso ir um pouco mais longe promovendo aprendizagens com recurso a metodologias de e-learning. Entretanto, ficamos à espera das vossas críticas e sugestões.

Manuel Rodrigues, formador do CQEP de Santo Tirso, 5/05/2014

Crie um site gratuito com o Yola