AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

CQEP DE SANTO TIRSO JÁ FOI APRESENTADO

Parceiros constituem Rede para a Qualificação e o Ensino Profissional

Hoje, 2 de junho de 2014, realizou-se no salão nobre dos Paços do Concelho de Santo Tirso, a cerimónia de apresentação pública do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional do Concelho de Santo Tirso. A sessão abriu com um momento musical interpretado pelo Centro de Cultura Musical, seguindo-se, já no salão nobre, a intervenção do Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Tomaz Pelayo, entidade promotora da referida instituição. Na oportunidade, contextualizou a criação do CQEP de Santo Tirso, no quadro da extinção dos Centros Novas Oportunidades, cuja ação enalteceu, apresentou os objectivos do CQEP e deu a conhecer a atividade já realizada nos curtos meses da sua existência, referindo que já se inscreveram nele mais de um milhar de adultos. Referiu a importância do trabalho em rede sublinhando que "nenhuma das entidade de formação pode só por si, levar cabo tão pesada, tão desafiadora tarefa. É por isso que, neste sentido, são tão importantes as parcerias".

Coube a Vítor Moreira, Coordenador do CQEP de Santo Tirso, a apresentação mais detalhada da missão da instituição por si coordenada, que para além de trabalhar para a educação e qualificação dos adultos, também atua na área da formação e qualificação dos jovens do Concelho de Santo Tirso. Aproveitou para dar a conhecer a página do CQEP na internet, que pode ser consultada em www.cqepdesantotirso.com, mas também para enfatizar a importância do trabalho em rede.

Visando a colaboração na área da missão do CQEP, foram assinados trinta protocolos de cooperação entre o Agrupamento de Escolas de Tomaz Pelayo, na qualidade de entidade promotora, e trinta instituições ligadas à qualificação e ao ensino profissional com ação no território concelhio, designadamente com a Câmara Municipal de Santo Tirso.

A encerrar a cerimónia, Joaquim Couto, Presidente da Câmara Municipal, usou da palavra para valorizar a concentração numa única instituição a missão de coordenar as políticas de qualificação dos jovens e dos adultos, eixo estruturante da ação do CQEP, tendo em vista o cumprimento do Projeto Educativo Municipal, na área da aprendizagem ao longo da vida e do reforço da empregabilidade. Enfatizou a importância de garantir aos jovens a igualdade de oportunidades no acesso à orientação profissional. Apelou aos presentes no sentido de se empenharem neste projeto transversal, importante para as freguesias, mas para o todo concelhio. "O compromisso da Câmara Municipal é total". A propósito, apelou aos presidentes das juntas presentes para olharem para a qualificação e formação dos jovens e dos adultos, não somente na lógica dos interesses da sua freguesia, mas numa dimensão mais transversal, para o todo municipal. Idêntico desafio fez aos responsáveis do CQEP para procurarem sinergias com os territórios vizinhos, de modo a potenciar os resultados a alcançados.

Referindo que estão a ser criados o Conselho Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Juventude, a terminar, desafiou as instituições presentes a trabalharem em rede para a melhoria dos níveis de participação dos cidadãos na vida pública, particularmente dos jovens, referindo que essa é também uma missão do CQEP e de todos os responsáveis das instituições presentes.

Ver mais imagens aqui.

Crie um site gratuito com o Yola