AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

Projeto Educativo Municipal de Santo Tirso

"A Educação e Formação de Adultos tem sido uma prioridade do concelho, desde há anos, fruto do implícito reconhecimento de que há ainda um longo caminho a percorrer no campo da qualificação da população adulta, considerando o baixo índice de escolaridade prevalecente."

in Projeto Educativo Municipal de Santo Tirso

"Durante o processo de diagnóstico e até mesmo durante a auscultação dos diferentes agentes educativos, a oferta formativa existente no concelho constitui motivo de forte preocupação, no que ao seu futuro diz respeito."

in Projeto Educativo Municipal de Santo Tirso


 

         

Projeto Educativo Municipal

                       Descarregar versão pdf

"A Educação tem um papel determinante no desenvolvimento local, da cidade e do país, sendo um principais fatores para uma melhor qualidade de vida, atratividade e competitividade.

O Projeto Educativo Municipal do concelho de Santo Tirso (2013-2015), doravante designado por PEM, foi elaborado entre novembro de 2012 e julho de 2013 e emergiu da necessidade de compilar e refletir sobre os indicadores educativos no concelho, com o intuito de definir um compromisso em termos de políticas e estratégias educativas locais que correspondam aos desafios que atualmente se colocam nesta área. Revelou-se essencial o envolvimento da comunidade nesta reflexão e nas tarefas educativas que se pretendem implementar.

A concretização do plano de ação que deriva deste PEM, embora tenha maior preponderância no seio da comunidade escolar, onde o aluno – a sua educação e formação – tem o papel principal, envolve toda a comunidade educativa pela forma como a implica: quer na construção dos objetivos, quer na sua concretização.

Não existe projeto sem pessoas. Um projeto é feito por pessoas e para pessoas. Quando falamos em projeto educativo falamos de uma multiplicidade de atores sociais, agentes e destinatários envolvidos na longa e intensa travessia que é a educação. O ser humano não vive isolado e a realidade social é muito complexa, dado que abrange um enorme conjunto de indivíduos e grupos em permanente interação.

A sociedade é um tecido com várias células ou núcleos que não existem à margem uns dos outros, embora dotados de especificidades e de dinâmicas próprias, estes são interdependentes e integram um todo que se pretende coeso para ser gerador de sinergias. É neste sentido que tanto se apela à entrada da comunidade na escola, através das famílias, e, simultaneamente, à saída da escola para outras esferas, nomeadamente para as empresas e outros organismos.

Apesar de complexa, a realidade social é una e indivisível, constituindo um todo que não é igual à soma das partes, e sim algo mais. Da mesma forma, o ser humano é também um ser indivisível, uma unidade biopsicossocial cujo desenvolvimento se processa a vários níveis, nomeadamente, físico, mental, cultural, espiritual e social. Esta abordagem exige uma significativa mudança não apenas nas práticas, mas também nos próprios valores organizacionais, nas políticas e formas de atuação e materializa-se numa visão e intervenção estratégicas, nomeadamente ao nível educativo.

Ao velho ditado africano de que é necessária toda uma aldeia para educar uma criança, diríamos que a educação deve ser responsabilidade de todos e para todos. Esta corresponsabilidade não pode nem deve excluir ninguém. Antes de mais a educação é um direito social fundamental e a sua garantia proporciona maiores e melhores índices de qualidade de vida. Neste sentido, a educação deve ser entendida como um continuum transversal e infinito, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida e numa correlação estreita com a cidadania, a coesão social e o desenvolvimento pessoal e comunitário."

in Projeto Educativo Municipal de Santo Tirso, INTRODUÇÃO

Algumas prioridades do Projeto Educativo de Santo Tirso

- Aproximar a oferta formativa às necessidades do tecido empresarial.
  • Caracterizar o tecido empresarial do concelho e efetuar o levantamento das necessidades de formação e emprego qualificado..
  • Verificar a empregabilidade e/ou prosseguimento dos estudos dos alunos que realizaram cursos profissionais no concelho.
  • Promover a concertação da oferta formativa entre escolas e empresas através de reuniões de trabalho.
- Construir as pontes entre a escola e indústria para potenciar um desenvolvimento sustentável do concelho através da aproximação entre as potencialidades sócioeconómicas e a oferta de educação e formação.
  • Desenvolver iniciativas que visem aproximar os jovens estudantes e a comunidade educativa ao mundo do trabalho.
  • Divulgar a oferta educativa e formativa e a caracterização do tecido empresarial do concelho e das necessidades das empresas nas escolas e comunidade.
  • Promover o contacto dos alunos com o mundo do trabalho e a realidade empresarial do concelho.
 - Incentivar a qualificação da população adulta.
  • Desenvolver estruturas e ofertas de qualificação de adultos no concelho .
  • Eliminar o analfabetismo funcional, nomeadamente em contextos não formais de educação de adultos.
  • Aproximar as diferentes gerações e promover a troca de conhecimentos.

in Projeto Educativo Municipal de Santo Tirso

Crie um site gratuito com o Yola