AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (RVCC)

O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências tem como destinatários os adultos, com 23 ou mais anos (poderão iniciar o processo caso tenham experiência profissional de pelo menos 3 anos) e que tenham  adquirido conhecimentos e competências suscetíveis de serem aferidas à luz do Referencial de Competências-Chave, disponibilizado pela Agência para a Qualificação e o Ensino Profissional.
As competências-chave evidenciadas  no Portefólio, a elaborar pelos adultos com o apoio dos técnicos e dos formadores do CQEP, serão validadas por um júri com a responsabilidade de proceder à heteroavaliação.
Para efeitos de certificação, está prevista a realização pelo adulto de uma prova de avaliação tendo por base as competências evidenciadas no Portefólio e anteriormente validadas pelo júri.
A certificação poderá ser parcial ou total, nos termos definidos pela ANQUEP. Neste último caso, tendo em conta as competências demonstradas, será emitido um certificado de nível básico 1, básico 2, básico 3 ou secundário (4.º, 6.º, 9.º ou 12.º anos). Caso contrário será orientado para a realização de formação complementar.

Documentos que suportam o processo de RVCC 

Portaria n.º 135-A/2013 de 28 de março, diploma que regula a criação e o regime de organização e funcionamento dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP).

Descarregar aqui em pdf.

O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências baseia-se, respetivamente, para o nível básico e secundário, em Referenciais de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos: 


- Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos - nível básico (PDF) 

- Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos - nível secundário (PDF) 

- Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos - nível secundário: Guia de Operacionalização (PDF)

- Orientação Metodológica da ANQEP (n.º 1) relativa à avaliação no Processo de RVCC - Avaliação no Processo RVCC (PDF)

- Guia metodológico do RVCC Profissional - (PDF

- Guia Metodológico para o acesso das pessoas com deficiências e incapacidades ao processo RVCC, Nível Básico. Consultar aqui em PDF 

- Portaria 135-A/2013, de 28 de março - (PDF) 

Crie um site gratuito com o Yola.