AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares  (RVCC)  

Nível Secundário

O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível Secundário, destina-se aos adultos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Secundário, no tempo próprio.  

Assim, em função das suas experiências de vida (nos contextos pessoal, profissional e institucional), os candidatospoderão realizar o processo de RVCC de modo a obterem um certificado de equivalência ao 12.º ano do Ensino Secundário.

O processo é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões durante as quais os/as candidatos/as são apoiados/as por técnicos/as e formadores/as.  Tem por base um Referencial de Competências-Chave e operacionaliza-se nas seguintes fases: 

Áreas de Competências-Chave

Documentos relativos ao processo RVCC, nível Secundário

Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos, nível secundário

descarregar aqui em PDF

 Guia de Operacionalização do Referencial de Competências-Chave para a educação e formação de adultos, nível secundário

Descarregar aqui em PDF

Avaliação,validação e certificação de competências

Em resultado de recentes alterações legais, o processo de validação e certificação de competências foi alterado. 

No novo modelo, o adulto, para obter uma certificação, mediante a realização de uma prova, deverá  antes de mais, elaborar um Portefólio com evidências das competências adquiridas ao longo da vida nas três áreas de Competências-Chave. Posteriormente, os formadores procederão à validação das competências evidenciadas. Se o candidato vir validado um número mínimo de competências, nos termos do definido superiormente, estará em condições de realizar a prova final perante um júri de certificação, após um período de preparação.

Encontre aqui mais informações (área reservada)

Crie um site gratuito com o Yola