AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

Cultura, Língua e Comunicação   -   Sociedade, Tecnologia e Ciência   -   Cidadania e Profissionalidade   -   Voltar ao início

EST  -   AS   -   GE   -    TIC    -    UM   -   SF

Sociedade, Tecnologia e Ciência

Núcleo Gerador - Saúde (S)


DR: Saberes, Poderes e Instituições (DR3)

Tema: Medicinas e Medicação

.

Competência: Reconhecer os direitos e deveres dos cidadãos e o papel da componente científica e técnica na tomada de decisões racionais relativamente saúde.

.

Critérios de Evidência/Elementos de Complexidade

Tipo I - Identificação

• Atuar no campo da saúde, entendendo-o como um campo composto por instituições com competências especializadas na produção e distribuição de medicamentos, mas incluindo também áreas de liberdade, desigualdade e conflito.

Tipo II - Compreensão

• Atuar no relacionamento com serviços e sistemas de saúde reconhecendo as possibilidades de escolha e os limites da auto-medicação, bem como intervindo no sentido de conhecer a fiabilidade de técnicas e produtos para a saúde. 

Tipo III - Intervenção

• Atuar na promoção e salvaguarda da saúde recorrendo a conhecimentos científicos para a tomada de posição em debates de interesse público sobre problemas da saúde (planeamento familiar, terapêuticas naturais, toxicodependência, etc.), suportando essas posições em análises matemáticas que permitam perspectivar medidas de forma consistente.


Crie um site gratuito com o Yola